Logotipo do I SIMPATS

Contato:
Fone: (84) 3317 8306
E-mail: simpats@ufersa.edu.br

Local:
Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Data do evento:
28, 29 e 30 de agosto de 2018

Palestrantes

Confira os palestrantes do evento

Inscrições

Inscrições: 30 de abril a 28 de agosto

Programação

Programação completa do I SIMPATS

Submissões

Normas de submissão dos trabalhos

Últimas Notícias

Certificados de participação no I SIMPATS

A Comissão Organizadora do I Simpósio de Tecnologia, Ambiente e Sociedade (I SIMPATS) comunca que os certificados de participação estarão disponíveis a partir do dia 07 de setembro (sexta-feira).

Trabalhos aprovados

Parabenizamos todos os autores pela aprovação dos trabalhos. Segue abaixo a lista dos trabalhos aprovados para apresentação oral e posters, com dias e locais das apresentações e para mais detalhes con...

Prazo para submissão de trabalhos é prorrogado até 20/07

Atenção!! A data para submissão dos trabalhos ao 1° SIMPÓSIO EM AMBIENTE, TECNOLOGIA E SOCIEDADE foi prorrogada até o dia 20/07/2018.

Orientações Gerais para a Visita Técnica: Parque Nacional da F...

Objetivo da visita: aproximar-se da biodiversidade da Caatinga, por meio de uma caminhada na trilha do Pinga e da caverna do Letreiro (3 km). Levando-se em consideração as condições de incidência sola...

Edital do Concurso de Fotografias

I SIMPÓSIO DE AMBIENTE, TECNOLOGIA E SOCIEDADE 1. Disposições Gerais 1.1. O Concurso de Fotografia do "I Simpósio de Ambiente, Tecnologia e Sociedade”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ambi...

Inscrições no I SIMPATS

O processo de inscrições no I Simpósio em Ambiente, Tecnologia e Sociedade se dará em fases distintas, conforme explicado abaixo:

Datas Importantes

Veja as principais datas do I SIMPATS:

Normas para submissão de resumos expandidos

Serão aceitos resumos expandidos, contendo entre 3 e 5 páginas. Cada resumo expandido poderá ter até 6 autores (1 principal e até 5 coautores). O trabalho deverá conter os seguintes tópicos: • Título;...

Informações sobre envios de trabalhos

Os resumos expandidos submetidos ao “I Simpósio de Ambiente, Tecnologia e Sociedade: Sustentabilidade no Semiárido” deverão ser apresentados em língua portuguesa. Serão desclassificados os trabalhos q...

Palestrantes

Carlos Hiroo Saito Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo professor na Universidade de Brasília (UNB). Atua em trabalhos com uma abordagem interdisciplinar nas linhas...

Comissão Organizadora

Coordenadores: Francisco Marlon Carneiro Feijó Elis Regina Costa de Morais Comissão de Infra-Estrutura Docentes: Nilza Dutra Alves Karoline Mikaelle de Paiva Soares Estudantes Josivânia Emanuelly Azev...

Programação Completa

Veja a programação completa do I SIMPATS:

Minicursos

1º dia - 28/08/2018 - Terça-Feira - Minicursos MANHÃ E TARDE - 8h00 às 11h20 e de 14h00 às 18h20 1) Tecnologias a Plasma aplicada a saúde, agricultura e meio ambiente Prof. Dr Clodomiro Alves Junior M...

Palestras

1º dia - 28/08/2018 - Terça-Feira NOITE 19h20 às 21h00 - Palestra: Educação Ambiental - Prof. Dr. Carlos Hiroo Sato 2º dia - 29/08/2018 - Quarta-Feira MANHÃ - 10h00 às 11h20 - Palestra: O minimalismo...

I Simpósio em Ambiente, Tecnologia e Sociedade

O I Simpósio sobre Ambiente, Tecnologia e Sociedade (I SIMPATS), evento nacional, será sediado em Mossoró pela Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, organizado pelo Programa de Pós-Graduaç...

Módulo Usuário

Ainda não é usuário? Cadastre-se! Já é usuário? Faça login!

Perguntas Frequentes

Como se inscrever no I SIMPATS?

Para se inscrever no evento, o interessado deve efetivar o pagamento da inscrição, de acordo com a data e a sua categoria.

Preencher o formulário disponível em AQUI

Lembre-se de juntar o comprovante do depósito e o comprovante da sua categoria (estudante ou profissional).

Quais os valores das inscrições?

O valor das inscrições dependem da época em que o interessado se inscreve e da sua categoria.

Categoria Abril/Maio Junho/Julho Agosto
Estudante R$ 20,00 R$ 30,00 R$ 60,00
Profissional R$ 40,00 R$ 50,00 R$ 80,00

Inscreva-se AQUI.

Onde e quando o I SIMPATS será realizado?

O I SIMPATS - Simpósio em Ambiente, tecnologia e Sociedade será realizado nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2018, no Campus Central da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semiárido, na Cidade de Mossoró-RN, Av. Francisco Mota, 572 - Bairro Costa e Silva.

Veja a programação completa do evento AQUI.

The Alt Tag

I Simpósio de Ambiente, Tecnologia e Sociedade

O I Simpósio sobre Ambiente, Tecnologia e Sociedade tem como objetivo geral discutir aspectos do desenvolvimento sustentável e qualidade ambiental em seu amplo conceito, além de tratar de temas como educação ambiental nas ciências sociais e ambientais.

Mais especificamente:

(i) Incentivar discentes à construção de um conhecimento próprio, integrado à realidade, considerando os fundamentos teóricos pertinentes e o cenário real;
(ii) Favorecer a percepção das relações entre desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental;
(iii) Estimular à busca por alternativas e tecnologias socioambientais sustentáveis; e
(iv) Sensibilizar os participantes do evento para a adoção de medidas que promovam o desenvolvimento sustentável e qualidade ambiental.

Serão aceitos resumos expandidos, contendo entre 3 e 5 páginas. Cada resumo expandido poderá ter até 6 autores (1 principal e até 5 coautores).

O trabalho deverá conter os seguintes tópicos:

• Título;
• Title;
• Autores;
• Resumo e Palavras-chave;
• Abstract e Keywords;
• Introdução;
• Material e métodos;
• Resultados e discussão;
• Conclusão;
• Referências.

Fonte Arial, tamanho 11. Espaçamento entre linhas: 1,15 linha. Margens: superior-esquerda-inferior-direita: 2cm. Os trabalhos devem ser enviados no formato Word 97-2003 ou superior.

DOWNLOAD DO MODELO DO RESUMO: CLIQUE AQUI

Devem ser inseridas, em rodapé, as especificações de todos os autores: ocupação, local de trabalho, e-mail. O nome do autor que irá apresentar o trabalho deve estar sublinhado.

Resumo e Abstract, com até 300 palavras.

Palavras-chave e keywords em número máximo de 3, separadas por vírgula.

As citações realizadas ao longo do texto deverão estar de acordo com o sistema: (SILVA, 2017), (SILVA; SOARES, 2017) e quando forem 3 ou mais autores (SILVA et al., 2017). As referências deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho.

Nomes científicos (espécie e gênero) devem ser grafados em itálico.

 

FORMA DE APRESENTAÇÃO DO POSTER

• Cada trabalho apresentado na forma de pôster terá direito a uma área de painel de 0,90m de largura por 1,20m de altura (formato retrato) e, que possam ser pendurados nos painéis presentes no local da sessão de pôster.

• O pôster deverá conter basicamente a seguinte sequência: Título; Autores (com as respectivas instituições e e-mail de contato); Introdução (opcional); Objetivos; Material e Métodos; Resultados e discussão; Conclusão (opcional); Referências (opcional).

DOWNLOAD DO MODELO DO BANNER: CLIQUE AQUI

• O título e os autores do trabalho no pôster deverão ser os mesmos contidos nos Trabalhos científicos e na mesma ordem.

• Os resultados experimentais poderão ser ilustrados com figuras (fotos e gráficos) e/ou tabelas. Nas tabelas, a legenda deve ser posicionada acima do corpo da tabela, enquanto nas figuras (fotos e gráficos), a legenda deve estar abaixo.

• As citações bibliográficas (opcional) deverão ser feitas de maneira sucinta (autor, nome da revista, volume, página inicial, ano).

• A montagem do pôster no local apropriado deverá ser feita pelos apresentadores no dia indicado na programação, o autor deverá colocar o pôster, no mínimo 30 minutos antes do início da apresentação.

• O transporte, fixação e remoção do pôster, no horário definido, ficarão a cargo do autor apresentador do Trabalho Científico.

• O apresentador deverá estar à disposição dos interessados em consultar seu trabalho, durante o período reservado na programação do evento.

 

FORMA DE APRESENTAÇÃO ORAL

• As apresentações orais deverão ser preparadas em Microsoft PowerPoint ou PDF contendo introdução, objetivo claro, metodologia resumida, principais resultados, discussão sucinta, conclusão e agradecimentos.

DOWNLOAD DO MODELO DA APRESENTAÇÃO: CLIQUE AQUI

• O trabalho deverá ser obrigatoriamente apresentado por um dos autores listados no resumo e deverá estar inscrito no evento.

• As apresentações orais devem enviadas para comissão cientifica (e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) com antecedência mínima de 12 horas do início da sessão.

• O tempo estimado máximo para cada apresentação será de dez (15) minutos e cinco minutos (05) para perguntas. Para evitar atrasos e manter a escala de horários das apresentações, após 20 minutos o microfone será cortado.

• Solicita-se, ainda, a utilização de fontes grandes e simples e com tamanho que permitam uma leitura rápida. As informações devem ser organizadas (textos e ilustrações) de forma clara e objetiva.

• A indicação do horário e do local das apresentações orais será divulgada no site.

 

INFORMAÇÕES SOBRE ENVIOS DE TRABALHOS

Os resumos expandidos submetidos ao “I Simpósio de Ambiente, Tecnologia e Sociedade: Sustentabilidade no Semiárido” deverão ser apresentados em língua portuguesa. Serão desclassificados os trabalhos que não seguirem as normas e/ou critérios de envio estabelecidos.

O resumo deverá ser enquadrado em uma das áreas temáticas descritas abaixo:

• Educação Ambiental e Sustentabilidade;
• Organização e Ambiente;
• Tecnologias e Ambiente;
• Saúde e Ambiente;
• Direito Ambiental.

Os cinco melhores trabalhos serão indicados à publicação na Revista Caatinga, sendo de inteira responsabilidade do(s) autor(es) o cumprimento das exigências da revista.

• LINK: https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/index

Resumos sem informação da área temática serão excluídos do processo de avaliação.

Para o envio de resumos, o autor deverá fazer sua pré-inscrição, adquirindo o login e a senha para acesso ao sistema online. Ao menos um dos autores deverá estar inscrito no evento e cada inscrição dará direito à submissão de até 3 (três) resumos, seja como autor ou coautor.

O período de submissão dos resumos será até 20/07/2018. Após submetido, o arquivo não poderá ser substituído e sob nenhuma condição se aceitará a inclusão ou exclusão de autor(es).

Dois documentos devem ser submetidos no sistema, sendo um com identificação do autor e dos coautores e, outro, sem nenhuma identificação (Clique aqui para ver orientações específicas), a fim de permitir uma avaliação “às cegas”. As informações de autoria também devem ser retiradas das propriedades do arquivo.

A Comissão Científica do evento irá proceder à avaliação dos trabalhos submetidos, os pareceres resultarão em uma nota final, sendo então o trabalho “Aceito”, “Aceito com correções” ou “Recusado”.

Os resumos aceitos serão apresentados em formato de pôster ou apresentação oral, sendo a seleção realizada pela Comissão Cientifica. Essa informação será disponibilizada juntamente com o aceite do trabalho. O apresentador deverá ser autor ou coautor do artigo. Um apresentador poderá apresentar no máximo 3 resumos.

Os trabalhos enviados a este evento não deverão ser ou estar em tramites de submissão a outro órgão para publicação e nem ter sido anteriormente publicados.

Não serão aceitos resumos de projetos que ainda não produziram resultados.

A divulgação da lista de resumos aceitos será disponibilizada no site do evento no dia 14/08/2018 (ALTERADO).

A qualidade do texto (gramática, ortografia e formatação) é de responsabilidade do(s) autor(es), sendo os trabalhos publicados exatamente como forem enviados, sem qualquer modificação ou correção, pois os arquivos serão gerados em PDF.

Os Anais serão disponibilizados no site do evento em formato eletrônico.

Após o período de realização do Simpósio, os certificados de apresentação do trabalho ficarão disponíveis no site do evento. Só receberão os certificados de apresentação de trabalho aqueles que efetivamente apresentarem o trabalho em pôster ou oral.